Estamos iniciando nossa temporada e sabemos da importância da Lei de Murphy, portanto resolvemos fazer revisão do estaiamento antes de enfrentar o que o mar e o vento nos reserva.
A ideia de trocar estaiamento e velas ficou para o inverno de 2027.
Navegar no Mediterrâneo é quase sempre seguro e o mais reconfortante é que parece uma estrada com tráfego intenso. Sempre tem alguma embarcação na linha de visão.
Isso é um conforto e ao mesmo tempo uma apreensão. AIS sempre ligado e alguém sempre de olho.
Nossa temporada começa de verdade quando chegamos em Malta.
Sempre Malta.
Uma passagem obrigatória. Supermercado com todo tipo de tranqueira que não tem na Itália, ancoragens com poitas publicas, nenhum enchimento de saco de ninguém.
Diferente da realidade na Itália. Quando estamos em águas italianas as autoridades parecem não ter outra coisa para fazer a não ser embarcar, verificar documentação, fazer um boletim de ocorrência e ir embora. As vezes duas autoridades diferentes na mesma inspeção.
Águas italianas é para italianos (tem lugares maravilhosos para conhecer, mas é melhor evitar se você não estiver 100% em regra. Um documento errado e a temporada acaba.
Agora falando de navegação...
De Marina de Ragusa (depois da inspeção do estaiamento) até chegar em Malta foi um vento de traves confortável variando de 15 a 20 nos. O LADY BLUE trimado e ajustado fazendo até 8.2 nos de velocidade em um bordo onde passar dos 6 nos era possível somente com ventos acima de 25 nos.
Se alguém precisar de um alinhamento de mastro ou trimada de mastro deve procurar o Paolo de Marina de Ragusa (contato no private) que faz um trabalho muito bom. Ele tem um medidor de pressão dos estais que a exata carga em Kg de cada estai. (o aparelho custa uns 7 mil euros, então é melhor contratar a inspeção e regulagem por uns 200 euros. Sua veleiro vai agradecer.
Com a primeira ancoragem com cheiro de inicio de temporada estamos começando a curtir um pouco da vida embarcada novamente. O ciclo se repete todo ano. Inverno na Marina, verão seguindo com o vento.
Velejar é um sentimento que não pode ser explicado, simplesmente vivido.
Nossos planos são simples: Curtir Malta e depois seguir para o próximo local. Este ano a Mandante quer ir para Monte Negro. Dizem que é muito bonito e cheio de historias. Vamos ver !!!
Nosso lema é seguindo para onde o vento vai. Dessa forma vamos seguindo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.